Cobrança e redução da inadimplência na educação
Curso prático e direto ao ponto para quem quer reduzir a inadimplência escolar e transformar dívidas em receita recorrente.
Objetivos
- Capacitar profissionais da educação para aplicar estratégias eficazes de cobrança e negociação
- Reduzir a inadimplência escolar com técnicas práticas e testadas
- Aumentar a recuperação financeira das instituições com métodos claros, éticos e replicáveis
Apresentação
Com mais de 30 anos de experiência em escolas de todo o Brasil, eu, Dorival Machado, reuni neste curso 17 aulas com estratégias que já ajudaram instituições a saírem de 17% para 3% de inadimplência em pouco tempo. Em outro caso, apenas uma das minhas orientações gerou R$ 900 mil recuperados no primeiro mês. Todo esse conteúdo não é acadêmico e sim acumulado de diversos casos práticos onde excelentes resultados foram alcançados.
Por que fazer sua inscrição
- Investimento irrisório com retorno real: Uma única dica aplicada pode recuperar múltiplos do valor pago no curso – como já ocorreu em instituições que acompanhei.
- Autoridade comprovada: Mais de 30 anos de experiência reduzindo inadimplência em escolas, com resultados expressivos e replicáveis.
- Menos inadimplência, mais equilíbrio financeiro: Técnicas para estabilizar o caixa da escola e melhorar o planejamento financeiro da gestão.
- Conteúdo sob medida para o setor educacional: Nada de fórmulas genéricas – você vai aprender exatamente o que funciona na cobrança em instituições de ensino.
O que você ganha ao se inscrever
- Acesso ilimitado ao curso por 1 ano completo para você assistir no seu ritmo, quantas vezes quiser.
- Contato direto comigo, Dorival Machado, para tirar dúvidas e aprofundar seu aprendizado.
- Materiais complementares exclusivos: PDFs, planilhas práticas, ferramentas de análise e modelos prontos para aplicar no seu dia a dia.
- Links e referências adicionais para enriquecer ainda mais sua formação e ampliar sua visão sobre cobrança eficiente.
Aula 01:Inadimplência na educação - 12 minutos
Nesta aula você vai saber quais as principais razões que motivam a inadimplência na educação?
Desemprego, imprevistos financeiros...
Doenças, falecimentos, problemas de comunicação com a escola, politica de cobrança não totalmente clara, falta de organização pessoal...
O que a inadimplência provoca? Aumento de índices de evasão, perda de fluxo de caixa, dificuldade de planejar estratégias a médio prazo, piora do relacionamento, menor competitividade...
Aula 02:Atraso x Inadimplência - 4 minutos
Nesta aula você vai ver o que é atraso e o que é inadimplência e as implicações desse conceito nos índices.
- Venceu hoje, amanhã é inadimplente?
- Essa definição vai impactar diretamente nos números.
- Além disso qual é a definição segundo o Banco Central?
Aula 03:Mitos na Cobrança - 10 minutos
Veremos nesta aula a importância de entender o que são os mitos, como interferem na dinâmica do dia a dia, a partir de onde eles surgem, o que eles nos impedem e como lidar com eles.
Aula 04:Fatores Externos que Impactam a Inadimplência - 14 minutos
Esta aula trata dos fatores externos que tem influência nos níveis de inadimplência. São dificultadores que não há como controlar, logo a instituição tem que se adaptar a eles.
Aula 05:Práticas Internas que podem Atrapalhar - 12 minutos
Nesta aula nós vamos tratar das práticas usadas internamente nas instituições que podem afetar os índices de inadimplência
Aula 06:Ponto de Ruptura - 9 minutos
Ponto de ruptura é aquele momento em que sua instituição vai romper com coisas passado. Novas regras serão estabelecidas a partir de então. O que fazíamos até agora vai mudar.
Aula 07:Posicionamentos - 12 minutos
Posicionamento é o jeitão de ser, o que vai ser praticado em relação aos atrasos. Conheça os quatro posicionamentos e decida qual deles mais se adequa a realidade da sua instituição.
Aula 08:Medidas Preventivas - 14 minutos
Neste conteúdo você vai ver quais são as medidas que a instituição pode usar preventivamente para reduzir os riscos de inadimplência.
Aula 09:Política de Cobrança – Parte 1 - 12 minutos
Nesta aula o que é uma política de cobrança, o que ela define, quais regras estão contempladas, vantagens para a instituição em ter sua política independente do tamanho ou porte. Quais são as preocupações na sua criação.
Aula 10:Política de Cobrança – Parte 2 - 15 minutos
Nesta aula complementar, veremos quais são as principais perguntas que uma política de cobrança tem que responder. Você pode criar a sua ou adequá-la a partir dessas perguntas.
Aula 11:Régua de Cobrança - 10 minutos
Nesta aula veremos o que é uma régua de cobrança, vantagens em ter régua ou réguas conforme a inadimplência. Veremos exemplos hipotéticos de réguas de cobrança.
Aula 12:Preparo - 12 minutos
Este conteúdo é sobre a etapa de planejamento para se efetuar uma cobrança, quais as perguntas que o cobrador deve se fazer antes de iniciar, cuidados a serem respeitados.
Aula 13:Recomendações Durante uma Cobrança - 15 minutos
Esta aula contempla mais de 20 sugestões para lidar com a etapa mais importante do processo de cobrança que é o DURANTE.
Aula 14:Perfil de Inadimplentes - 18 minutos
Tipos psicológicos de inadimplentes
Nesta aula serão abordados diversos perfis de inadimplentes, suas características e a melhor maneira de cobrar.
Aula 15:Dicas de Negociação - 19 minutos
Nesta aula veremos 20 valiosas dicas de como negociar com inadimplentes para que os melhores resultados sejam conseguidos, como devemos proceder afim de evitar problemas jurídicos.
Aula 16:Sistemas de Cobrança - 14 minutos
Veremos nesta aula os 11 aspectos que definem um sistema como efetivo na cobrança. Além disso como identificar o sistema ideal: o que ele deve me oferecer?
Aula 17:Perfil de Competências - 16 minutos
Nesta aula você verá quais são as competências são mais exigidas dos profissionais de cobrança atualmente. Além disso você poderá fazer uma autoanalise e uma avaliação da equipe e descobrir lacunas a desenvolver.
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Prof. Dorival Machado
CEO da DMC3 Consultoria
Com quem você vai aprender?
Dorival Machado é especialista na área de cobrança e negociação de dívidas há mais de três décadas. Formado em Comunicação Social, possui pós-graduações em Marketing, Administração de Empresas e Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de ter participado de cursos internacionais em Negócios e Liderança. Autor de publicações relevantes no setor, como "Redução da Inadimplência no Setor da Educação" e "Em busca da Inadimplência Zero", Machado tem auxiliado empresas nacionais e multinacionais com consultorias, treinamentos e mentorias no desenvolvimento de práticas de cobrança e gestão da inadimplência.
Além disso, é o responsável pela coordenação e apresentação do Seminário Internacional "Melhores Práticas do Modelo Disney", que acontece nos EUA e se concentra na excelência do atendimento, inovação e gestão.